Dia Nacional da Recreação: a importância por trás da comemoração
Você sabia que o Dia Nacional da Recreação é celebrado no dia 12 de setembro?
A recreação sempre andou lado a lado com a raça humana. Segundo registros históricos, na pré-história os homens primitivos tinham o costume de celebrar fenômenos como: o início da temporada de caça, fenômenos de aspectos religiosos e – até – a conquista de uma nova habitação.
Hoje, a palavra pode ser definida como qualquer tipo de atividade de lazer que agrega de forma positiva os indivíduos que a praticam, auxiliando na formação intelectual, emocional e cognitiva destes.
A palavra recreação veio do latim, o termo recreativo define uma atividade que tem como objetivo promover a renovação do esgotamento diário. Seus significados ainda se aproximam de termos como restabelecer-se e renovar-se.
Atualmente, depois de milhares de anos de evolução, as sociedades começaram a compreender a importância e os benefícios da recreação em diversos níveis para as crianças.
Pensando na importância dessa prática, definiu-se o dia 12 de setembro como o Dia Nacional da Recreação. A data foi definida para que seja possível refletir a recreação e seu futuro, assim como, as boas práticas e a valorização da recreação e de seus profissionais, celebrando assim, o papel destes na sociedade.
A prática da recreação existe, em países como a Alemanha, desde meados de 1774. Registros históricos apontam que os chamados “jardins de infância” surgiram no país no período de Friedrich Froebel, um importante defensor da educação infantil.
Outros registros mostram que, em 1885, os Estados Unidos também começaram a desenvolver seus primeiros projetos recreativos para crianças. Já no Brasil, a criação de praças públicas e espaços para lazer, em 1927, marcam o início do investimento em espaços recreativos para a população.
E, desde então, o brincar tem sido foco de investimentos no Brasil e no mundo. O principal motivo do crescimento da recreação no Brasil é porque, por meio dela, é possível alcançar diversos objetivos no desenvolvimento das crianças, sejam eles coletivos ou individuais.
Quando falamos de recreação na infância, as possibilidades de desenvolvimento são diversas. Por exemplo, as atividades utilizam do lúdico para que as crianças sejam capazes de explorar a si e seu ambiente, auxiliando-as então em seu processo de relacionamento com o mundo e com suas emoções.
Já dentro do cenário familiar, a recreação ainda encontra mais possibilidades, em outras palavras, brincar com a criança ajuda em seu desenvolvimento pleno e saudável.
Estudos demonstram que o brincar em família promove a utilização de práticas pedagógicas, além de promover influência na aprendizagem escolar das crianças. Além disso, é por meio da brincadeira que pais e filhos podem se conhecer melhor.
Por isso, neste dia 12 de setembro, que possamos refletir sobre a importância do profissional da recreação e de seus impactos na formação das crianças. A prática recreativa pressupõe práticas pedagógicas e, claro, o amor pela brincadeira e pelo desenvolvimento das crianças.
“Toda criança precisa de vitamina b e d: muita brincadeira e diversão.” – Autor Desconhecido.

Que neste dia 12 possamos sempre se lembrar da importância das vitaminas para as crianças, não só para o bom funcionamento da sua saúde, mas também para seu crescimento pessoal.
Que neste Dia da Recreação, possamos refletir sobre o quão importante é a brincadeira e a diversão. E que possamos também agradecer aos profissionais que dedicam a vida para auxiliar nossos pequenos a conhecer e desbravar o mundo e as relações humanas.
Feliz dia Nacional da Recreação!
Clique e compartilhe!
