Educação do Futuro: A importância do brincar
Por que é importante A EDUCAÇÃO PARA O FUTURO?
Aprender é um processo natural do ser humano, é o fluir natural da vida. As pessoas encontram-se em processo de aprendizagem contínuo através de experiências resultando em conhecimento, habilidades e comportamento. O grande desafio é usufruir das experiências como referencial de aprendizagem para novas ações.
A Educação Vivencial é um processo experimental, realizado em grupo e individualmente. Em grupo porque os objetivos de aprendizagem podem ter pontos específicos a serem desenvolvidos por aquele conjunto, por aquela organização. Individual porque, apesar de ser uma atividade em grupo, a vivência estimula as pessoas a realizarem mudanças pessoais. Em suma, consideramos a educação vivencial um dos núcleos básicos para educarmos a habilidade tão aclamada: A VERSATILIDADE.
Esse conceito está diretamente ligado ao 21st Century Skills amplamente discutido por organizações mundiais de educação e grandes empresas globais que fundaram a P21, organização responsável por promover e divulgar educação ao redor do mundo com objetivo de incentivar as mudanças necessárias para o futuro da educação. São membros fundadores da P21: National Education Association (NEA), United States Department of Education, AOL Time Warner Foundation, Apple Computer, Inc., Cable in the Classroom, Cisco Systems, Inc., Dell Computer Corporation, Microsoft Corporation.
Cada vez mais trabalhados por escolas e organizações educacionais, os pilares das habilidades necessárias para os jovens do século XXI são conceitos já respeitados pela grande maioria dos educadores. Através de atividades vivenciais baseadas em metodologias:
Leia também:
1) Os 4 C’s da Educação e Inovação
➢ Crítica (Pensamento crítico e solução de problemas)
➢ Criatividade e Inovação
➢ Comunicação
➢ Colaboração
2) Carreira e Vida Pessoal
➢ Flexibilidade e adaptação
➢ Iniciativa e auto motivação
➢ Interação social e multicultural
➢ Produtividade e entrega de resultados
➢ Liderança e responsabilidade
Introduzir capacidade prática à essência do desenvolvimento socioemocional e humano é tão inovador quanto agregar a estratégia do brincar ao aprendizado.
Como dizia Confúcio: “O que eu vejo, eu esqueço.
O que eu leio, eu lembro. O que eu faço, eu aprendo.”
A partir disso, entendemos que aprender matemática com boliche e desenvolver o léxico com caça palavras faz com que sejamos tão versáteis quanto o mundo é. Se o aprender na modernidade engloba o desenvolvimento de capacidades práticas, habilidades comportamentais e adaptabilidade, por que não aprender brincando?
por Esp em A Moderna Educação: Metodologias e Tendências.
Danielle Alcântara
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