Como engajar sua equipe: 5 passos para um time de sucesso
Engajamento de Equipes
Olá, eu sou a Dani Alcântara - Gestora de Projetos e Treinamentos Gamificados para Recreadores e profissionais da área de Lazer.
E uma das maiores dificuldades que as empresas apresentam em nossas consultorias Magic Lazer é o ENGAJAMENTO DE EQUIPES.
Como sabemos, a recreação é um submundo, onde a maioria dos profissionais se conhecem. Se você nunca viu aquele recreador, pode ter certeza que ele conhece você, ou alguém em comum que já trabalhou em algum lugar que você também já esteve.
O perfil Recreador: jovens entre 20 a 28 anos, com habilidades relacionadas às artes, sejam elas físicas, cênicas, circenses, manuais e comunicação. São profissionais que buscam experiências com viagens, muitas vezes internacionais, e ampliam seus conhecimentos conforme o mercado infantojuvenil.
E, apesar de ser uma galera pra lá de animada e good vibes, conflitos acontecem! Até porque a convivência é grande, o ambiente é rico de ideias e o desenvolvimento de liderança é constante.
Nada mais comum do que a sua equipe ter uma personalidade autêntica e forte, com soft e hard skills a serem desenvolvidos para que os serviços sejam desempenhados com profissionalismo e perfeição.
Esse é o desafio!
O bom coordenador de equipes tem que se atentar a 5 principais tendências em Gestão de Pessoas:
1) ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
O recreador precisa de um ambiente com métricas de trabalho, processos definidos e bem alinhados, cronogramas e programação de atividades organizadas previamente, entender o método da empresa em que ele presta serviços para agregar valor ao seu trabalho através das ferramentas planejadas.
2) GESTÃO DE TALENTOS
Muito se fala hoje de hard skills e soft skills que se refere a habilidades comportamentais e habilidades técnicas. Desenvolver essas habilidades não são nada fácil, pois requer treinamentos constantes, alinhamento de condutas, plano de carreira, normas e procedimentos. Você só consegue identificar um talento quando você estabelece métricas de acompanhamento, avaliação e um ambiente que proporcione o desenvolvimento das capacidades da sua equipe.
Confunde-se muito atribuir ao um recreador com boas habilidades de comunicação e extroversão a cargos de lideranças quando ainda não foram desenvolvidas competências que conduzem as funções de um líder, como: liderança, gestão emocional, flexibilidade, resiliência, empatia, entre outros. Ao invés de ter um profissional peça chave para a sua empresa, causará frustração para ambas as partes.
3) #TAMOJUNTO - SER UM EXEMPLO
Sua equipe tem que ter você como exemplo e a parte mais difícil dessa missão é colocar em prática tudo que diz. Se você é um líder motivacional, deve exercer suas palavras em suas atitudes.
Honestidade e transparência tem mais efeito que um discurso bem roteirizado. Além disso, deve mostrar que entende todos os processos da empresa e se possível acompanhe, aplique uma atividade ou organize o material com a equipe periodicamente para conferir os processos e, ao mesmo tempo, criar empatia com as ações desenvolvidas.
4) MOEDA DE TROCA E FEEDBACKS
Todo profissional necessita de reconhecimento e pode ter certeza que um tapinha nas costas não é o suficiente. Quando se fala de moeda de troca, o profissional tem que ter a certeza que o ambiente que ele está oferece oportunidades de trocas:
● Perspectiva de aumento salarial ou plano de carreira;
● Valorização dos seus talentos e habilidades;
● Multiplicador dos seus conhecimentos;
● Feedbacks planejados para acompanhamento psicológico e análise sócio emocional;
● Treinamentos integrativos e desenvolvimento profissional;
● Condições de trabalho;
● Alimentação;
● Segurança.
5) VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Já saímos da era das gestões com atitudes de comando - controle, as empresas que estão se destacando no mercado como: Nubank, Madeira Madeira e Quero Educação têm políticas de desenvolvimento sólidas, processo bem definidos e confiam na autogestão e versatilidade dos seus profissionais. Mas é claro, com muito planejamento, gestão, organização e principalmente, acompanhamento.
O que fica evidente nessas empresas não são apenas os resultados significativos em valores, mas a satisfação de seus profissionais em vestir a camisa da empresa.
O que nota-se a partir dessas principais dicas de gestão de pessoas é que você como gestor coloca a equipe em uma situação linear para dividir ideias e trocar experiências em prol de um objetivo comum.
Colocando em prática ações que resultam na produtividade e engajamento: ao final, todos saem GANHANDO!
em A Moderna Educação: Metodologias e Tendências.
Danielle Alcântara
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